Em 3 meses Twitter triplica número de usuários

quarta-feira, 27 de maio de 2009 |

Segundo recente pesquisa realizada pela consultoria americana comScore desde fevereiro o site Twitter triplicou o número de usuários. De 10 milhões, chegou a 19 em março. Foi quando ultrapassou a página do New York Times. Agora saltaram para 32. Um aumento total de mais de 300%.

O microblog, como ficou conhecida sua plataforma, entrou no ar em Agosto de 2006 e desde então só tem crescido. Sua proposta é simples. Em 140 caracteres - mesmo número de uma mensagem de celular (SMS) - o usuário deve responder a pergunta “o que você está fazendo (what are you doing)?”. É possível escolher quais pessoas acompanhar e então ver cada de suas micropostagens. Assim como as suas podem também ser acompanhadas.

“Nos primeiros dias, achei de uma idiotice sem fim e não conseguia escrever nada que fosse relevante em apenas 140 caracteres”, nos contou a editora da Revista Conhecimento Prático - Literatura, Nadiajda Ferreira. “Com o tempo e o costume, passei a achar divertido e até mesmo um exercício de síntese, já que às vezes é difícil passar uma idéia completa num texto tão pequeno”, completa.

Ao contrário do que se possa pensar, o uso voyerista no Twitter não é maioria. Simone Brasil Pereira, estudante de psicologia da Universidade Salvador, diz não se preocupar com invasão de privacidade no site. “Nele você só escreve o que quer e a própria diagramação do site não permite expor muita coisa sobre a pessoa”, afirma. Acrescenta que “não expõe como no Orkut, onde que há fotos, depoimentos, etc. e qualquer invasão de privacidade será consentida - e pode ser evitada, porque existem ferramentas pra isso”.

“Uma coisa engraçada no site é que o intuito primeiro dele é exibir o que seus usuários estão fazendo, mas quase ninguém posta isso”, diz Nadajda. No entanto, “elas postam o que estão sentindo, como acordaram, uma idéia que tiveram, um insight engraçado, uma notícia que acabou de vazar na Internet, mas raramente dizem o que estão fazendo”, afirma. A ferramenta tem sido usada, inclusive, por canais de notícias, jornalistas, professores e até políticos, veja no vídeo a seguir uma matéria feita pelo Portal IG:



Com os diversos usos que a plataforma possibilita a expectativa é que a rede de microblogs continue em crescimento. A adesão ao Twitter por outras mídias, como o jornalismo da Band, a revista Super Interessante e o portal G1, por exemplo, deve popularizar ainda mais o serviço. Nesse ritmo de crescimento, estima-se que o Twitter chegue aos 100 milhões de usuários até o fim deste ano.

Por Iuri Max

1 comentários:

Simone Brasil disse...

Obrigada por não me avisar onde minha "entrevista" seria veiculada, Max.

Mas adorei!

Beijo!!