Aumenta casos de homens com anorexia

sexta-feira, 5 de junho de 2009 |



Dados divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo mostram que o número de casos de anorexia nervosa é crescente entre o público masculino. Atualmente trinta homens passam por tratamento no Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim) do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-USP), a maioria entre 17 e 22 anos.

Ano passado, dos 563 pacientes com transtornos alimentares, 104 eram do sexo masculino, correspondendo a 18% dos atendimentos. O índice parece pequeno, mas levando-se em conta que a anorexia ainda é considerada uma doença feminina os números mostram-se expressivos. Para os especialistas esse número pode ser maior, pois muitos pacientes não procuram auxílio médico por causa do preconceito.

Esse crescimento mostra as mudanças pelas quais a sociedade tem passado durante as ultimas décadas, nas quais os homens são, cada vez mais, alvos da busca pelo corpo perfeito. Essa transformação pode ser comprovada com aumento de clínicas estéticas, dos tratamentos e produtos de beleza voltados para o público masculino.

No mundo da moda os modelos masculinos muito musculosos estão em baixa. A tendência agora é que sejam cada vez mais magros. Uma matéria do New York Times, traduzida para o site Criativa, define o novo padrão: “o homem do momento é um garoto, um espectro ou um raquítico mal alimentado”. Essa mudança da estética tem sido uma das maiores responsáveis pelos transtornos alimentares, que quando diagnosticados devem ser tratados o quanto antes, pois trazem sérios riscos a saúde dos pacientes.

Por Michel Oliveira

0 comentários: