Integrante da Sibberia fala sobre o Palco MP3

segunda-feira, 1 de junho de 2009 |

Sergipe conta hoje com 221 cadastrados no Palco MP3, site nacional de divulgação da música independente. Os estilos são os mais variados: samba, pagode, gospel, romântico, forró, dentre outros. Esse novo modo de difusão coloca em xeque as estrutura da indústria fonográfica, pois os próprios artistas podem divulgar seus trabalhos, mesmo que nunca tenham entrado em uma gravadora.

Para falar um pouco sobre essas mudanças, o Canal MMC entrevistou o violonista da Banda Sibberia, Danniel Melo. A banda que é destaque do mês no Palco MP3, nasceu em 1998, como uma diversão entre amigos. Mesmo com o CD Imaginário finalizado a banda não abandona a divulgação na web, além do Palco MP3 as músicas estão disponíveis em seu site para download.



Confiram a entrevista:

Canal MMC - Como esse novo tipo de suporte digital (Palco MP3) tem ajudado na divulgação da banda?

Danniel Melo - Além de ser um excelente meio para que um pouco da história da banda fosse contada, o site serviu diretamente para a divulgação do nosso primeiro trabalho autoral (CD Imaginário-2007). O público pôde conhecer as composições da banda na íntegra e com uma boa qualidade de áudio, sem precisar fazer um download para isso.

MMC – A banda já foi convidada para apresentações ou shows por intermédio do Palco MP3?

D. M. - O Palco MP3 possibilitou mostrar a vários produtores de casas em que tocamos a proposta do som da banda de uma maneira simples e rápida, apenas enviando o link da nossa página do 'Palco'. Até então a banda tinha que disponibilizar para download em outros meios e isso levava certo tempo.

MMC - Como a banda encara essa nova forma de produção musical, onde não é necessário gravadora para que os artistas possam divulgar suas produções? Isso ajuda e diversifica ou diminui a qualidade das músicas?

D. M. - Achamos fantástica essa possibilidade tecnológica! Somos prova dessa revolução, pois o trabalho da Sibberia foi iniciado dessa maneira ‘caseira’ de produzir. O mercado fonográfico nunca conseguiria atender a essa demanda de novos talentos que surgem a cada dia, principalmente no Brasil. Então, poder criar um demo, gravar um vídeo e 'jogar' no YouTube ou mesmo produzir seu próprio CD dentro do seu quarto faz com que as fronteiras se abram e esses talentos possam ser descobertos mais rapidamente.

MMC - Como vocês avaliam o cenário musical em Sergipe atualmente?

D. M. - Apesar de existir um grande crescimento nos últimos dez anos, existe muito ainda o que se fazer, principalmente quanto aos locais onde a cena musical acontece. Esses locais são raros... Temos poucos bares e casas de show com boa estrutura e que investem no 'produto da casa'. Conseqüentemente, as bandas têm pouca possibilidade de mostrar seu trabalho, fica difícil! Para que o público goste é necessário que o trabalho seja apresentado, com uma boa estrutura, claro.

MMC - A banda está em destaque no Palco MP3, isso é um reconhecimento do público pra o trabalho feito pela banda. Quais dicas podem dar a quem se interessa por música e deseja começar a divulgar suas composições?

D. M. - A primeira coisa importante para que o trabalho autoral possa dar certo é você acreditar nele. Não é um trabalho fácil e muitos desistem pelo caminho. Nossa primeira canção, '22 do Quatro' tem a mesma idade da banda (10 anos), mas ela só veio ser mais conhecida de 2005 pra cá. Outra coisa é você se dedicar ao seu instrumento. Estude, ensaie, invista qualitativamente e seja aberto a novas idéias. Perseverança, dedicação e humildade: esse é o caminho!

Por Michel Oliveira

0 comentários: